Logo / Branding / Identidade Visual
Posicionamento de marca para um e-commerce de quadros
IDENTIDADE VISUAL > EMPRESA PICTULA
DESAFIO
Desenvolver a estratégia da marca Pictula, definindo sua essência,
seus valores e atributos, posicionando-a no mercado internacional de compra e venda de quadros e obras de arte e definindo uma comunicação (elementos visuais e voz) efetiva e proprietária com seu público fornecedor (artistas) e comprador (cliente final). Por fim, desenvolver soluções que sustentem a comunicação da marca tanto no ambiente on quanto off-line e potencializem sua presença nas redes sociais.
SETOR: E-COMMERCE DE CASA E DECORAÇÂO
Cliente: Pictula
Criação: Bianca Grassetti
SOLUÇÃO
A partir da missão da empresa (Democratizar a arte, tornando o mercado acessível a todos), da análise de cenários e dos mapeamentos de características da Pictula, pude definir sua essência, posicionamento e os atributos diferenciadores. Leve, simples, criativa, otimista, elegante e descomplicada foram as palavras-chave que definiram o caminho de criação do logo e sistema de identidade visual. E, como assinatura de marca, Art, as you wish.
CONCEITO DO LOGO
Com as diretrizes definidas nas etapas anteriores, foi desenvolvido o logo. Partindo dos valores e posicionamento, o resultado é um desenho solto e dinâmico, que valoriza os aspectos da arte, da leveza e criatividade. A inspiração, são as formas redondas de uma objetiva de máquina fotográfica ou a disposição democrática das cadeiras do parlamento inglês. Uma tela sendo desenrolada, uma pincelada solta, um labirinto circular, dando espaço às experimentações da arte.
Próxima, acessível e democrática
A assinatura da marca Pictula é a Proximidade – o tom de proximidade alcançado ao estabelecer a ligação entre o artista e seu público e entre a arte e os interessados por ela. Caminhos > Ponto-de-vista do artista. Ponto de vista e voz do cliente. Nas comunicações: fotos dos artistas trabalhando, das casas de clientes com quadros da Pictula.
Para ser autêntica, explorar o uso de fotos naturais, imagens “caseiras”, flagras de artistas trabalhando. Fazer a ponte entre o artista e seu público, sempre que possível. Estreitar esse relacionamento, por meio da comunicação.
Manifesto Pictula
Estamos mudando a forma de entregar a arte.
Não selecionamos os artistas, eles nos selecionam.
Não selecionamos seus apreciadores.
Eles nos selecionam.
Acreditamos que a arte é para todos. Ela é criada em todos os lugares do mundo, por artistas famosos ou não.
Acreditamos que os amantes das artes precisam ter acesso simples e descomplicado a ela.
Acreditamos que quem produz arte deve chegar ao seu público, onde ele estiver.
Acreditamos que a arte é capaz de nos ajudar a entender a vida, com maior profundidade. Que os artistas, sejam eles pintores, escultores ou fotógrafos, são seres apaixonados e sonhadores. E que, por meio dos seus sonhos, acessamos o mundo, e sonhamos os nossos sonhos.
Nossos produtos respeitam os mais altos padrões internacionais de impressão e acabamento. Trabalhamos com os melhores fornecedores porque acreditamos que qualidade e arte devem caminhar juntas.
Para nós, democratizar a arte é uma forma de fazer o mundo, melhor.
“It is about their
passion and yours.
And how we can
deliver it to you”